Uma Pedagogia para a Cultura de Paz

 

O que é?

É um programa de Educação para a Paz concebido e elaborado por Pierre Weil (1924-2008), fundador da Universidade Internacional da Paz – UNIPAZ. Doutor em Psicologia pela Universidade de Paris, Weil foi reitor da UNIPAZ, consultor da ONU/Unesco em educação para a Paz. Em 2000, esse programa recebeu Menção Honrosa do prêmio Unesco para a Educação para a Paz.

A necessidade de se desenvolver e implantar a Cultura de Paz para a sobrevivência e ampliação de consciência da humanidade é uma das metas mundiais da atualidade. Mas não basta sonhar com a paz, é preciso agir para que ela faça parte do nosso cotidiano. E as ações, na visão de Pierre Weil, passam longe das guerras (“a paz começa dentro de cada um”). A paz pode e precisa ser despertada internamente. O movimento é de dentro para fora, para então ocorrer de fora para dentro.

Esta é a proposta do programa A Arte de Viver em Paz: despertar a paz em cada indivíduo, para que ela possa se estender para toda a sociedade e o nosso convívio com o planeta.

Como é?

A pedagogia da cultura de paz desenvolvida por Pierre Weil e sua equipe, com base em documentos da ONU e da Unesco, fundamenta o programa A Arte de Viver em Paz.

A metodologia orienta-se pela abordagem transdisciplinar holística por meio de encontros teórico-práticos com aulas expositivas, vivências com música, dança, teatro, jogos educativos, meditação, relaxamento, métodos de administração de conflitos, dentre outros.

O programa incentiva mudanças no cotidiano de cada pessoa, na sociedade onde atua e na interação com o meio ambiente. Propõe a integração das ecologias Individual, Social e Ambiental:

• Na Ecologia Individual são abordados os obstáculos que existem para que se alcance a paz consigo mesmo do ponto de vista do corpo, das emoções e da mente. Ao reconhecer suas limitações e utilizar as ferramentas adequadas para superá-las, é possível experienciar a Paz Interior.

• Na Ecologia Social o foco vai para as relações interpessoais, na busca pelo equilíbrio, surgindo em cada indivíduo o respeito, a compaixão e a responsabilidade perante a sociedade. Ao reconhecer a interdependência entre todos os seres é possível despertar e fortalecer a cooperação e a colaboração necessárias ao bem-estar da coletividade.

• Na Ecologia Ambiental o olhar se estende para a maneira como interagimos com a Natureza. O foco é incentivar a desenvolver e expandir a consciência de que somos natureza e de que até nossos pequenos atos e escolhas têm consequências importantes no presente e no futuro da humanidade.

O curso é aplicado em três modalidades:

1) SEMINÁRIO A ARTE DE VIVER EM PAZ – 12 horas

O seminário A Arte de Viver em Paz tem duração de 12 horas, carga horária que pode ser dividida em dias sequenciais de acordo com as possibilidades dos interessados, intercalando sessões teóricas com sessões práticas. Aborda a Paz do ponto de vista das três ecologias: a Individual, a Social e a Ambiental.

Ao final do seminário é sugerido que cada participante elabore uma reflexão sobre as três ecologias, contribuindo com suas ações e propostas para fortalecer a Cultura de Paz.

2) WORKSHOP E PALESTRAS: A ARTE DE VIVER EM PAZ – 3 horas
Cada encontro tem duração de 3 horas com foco nas atividades práticas e compartilhamentos de reflexões. Aborda uma ecologia específica podendo ser aplicada individualmente. São elas:

- A Arte de Viver em Paz Consigo Mesmo – Ecologia Individual
- A Arte de Viver em Paz com o Outro – Ecologia Social
- A Arte de Viver em Paz com a Natureza – Ecologia Ambiental

3) FORMAÇÃO DE FACILITADORES AVIPAZ – 40 horas

A formação de Facilitadores para A Arte de Viver em Paz tem como finalidade preparar multiplicadores da Cultura de Paz. Podem participar aprendizes que concluíram a Formação Holística de Base ou o programa A Arte de Viver a Vida, ambos da Unipaz.

A formação é composta de 3 fases totalizando 40 horas mais a aplicação de 3 seminários como parte do treinamento prático.

Para quê?

√ Despertar nos indivíduos a consciência de que a fonte de desequilíbrio, desarmonia e destruição encontra-se dentro de cada um, promovendo atividades que possibilitem a vivência cotidiana da paz.

√ Sensibilizar e entusiasmar os participantes à descoberta da paz interior a partir da reflexão sobre suas opiniões, atitudes e comportamentos.

√ Oferecer ferramentas para que deem continuidade ao processo individual na busca pelo equilíbrio.

√ Possibilitar que cada participante descubra e desenvolva seu potencial como Agente de uma Cultura de Paz, de modo que possa atuar em seu ambiente familiar, social e profissional.

√ Promover a Paz como a Arte de Viver bem a Vida.

Para quem?

- Pela simplicidade da metodologia é acessível a pessoas de qualquer idade, profissão e condição social.

- Pode ser aplicado em empresas, instituições, associações, escolas e grupos interessados em despertar e propagar a Cultura de Paz.

- Temos também, uma versão desenvolvida especialmente para crianças a partir dos 7 anos.

Quem faz?

Programa desenvolvido pela Unipaz São Paulo com facilitadores credenciados para a A Arte de Viver em Paz:
- Isabel Crisitna Franchon Prado
- Luis Alberto S. Santos
- Nelma da Silva Sá
- Manoel José P. Simão

Duração e Estrutura Curricular

As etapas são individuais e independentes, estruturadas de acordo com o número de horas mínimas constante no item metodologia (Como é?).

Certificação

Certificados são emitidos nas modalidades:
1) Participação em Programa de Desenvolvimento Pessoal para integrantes do seminário.
2) Facilitador de A Arte de Viver em Paz para concluintes do Programa de Facilitadores Avipaz.

Investimento

O investimento é informado no lançamento de cada etapa disponível na agenda de cursos.

Inscrição

• Ficha de inscrição preenchida.

 

 

“Mais do que a ausência de conflito, a paz é um estado de consciência. Ela não pode ser procurada no mundo externo, mas principalmente no interior de cada homem, comunidade ou nação."

Pierre Weil

CONECTE-SE!


E-mail*

Unipaz-logorodapeUNIPAZ SÃO PAULO
Rua Pedro Morganti, 76
Vila Mariana • São Paulo ‑ SP
CEP 04020-070
11 5083•4278
contato@unipazsp.org.br