A Educação para a Paz no Cotidiano

“Embora seja difícil a paz no mundo pela
transformação interior dos indivíduos, este
 é o único caminho”.
Dalai Lama

Paz. Será que existe alguém que não a quer?

Aspiramos à Paz e essa é a esperança que cultivamos na Universidade da Paz dos nossos Sonhos!

Neste momento da história da Humanidade, de grandes transformações sociais – reflexos da crise mundial/planetária em que vivemos, e possivelmente, frutos da cultura de guerra, violência e da perda de Valores Humanos Essenciais – nos deparamos com o antagonismo e reações automáticas de uns que geram reações igualmente automáticas de outros, levando a um Círculo Vicioso Destrutivo, que resulta em competição e conflitos demasiados.

A necessidade de se disseminar a Cultura de Paz é uma das metas mundiais da atualidade e faz parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de uma agenda mundial composta por 17 objetivos e 169 metas, a serem alcançados até 2030. O ODS 16 fala em “Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis”.

Se é do nosso interesse viver e propagar a Paz, precisamos descobrir quais são os obstáculos existentes em nós que estão nos impedindo de alcançá-la.

O que podemos fazer para mudar essa situação? Como melhorar nosso ambiente em casa e no trabalho? O que está ao nosso alcance realizar?

Na Unipaz, reconhecemos que o contrário da paz é a estagnação e, portanto, a paz para nós é o movimento e a inteireza que nos impulsiona a agir na busca do aprendizado que nos proporcione um viver mais integrado, solidário e digno, a partir do desenvolvimento de um Círculo Virtuoso Construtivo, cooperação e bem-estar comum. 

A ARTE DE VIVER EM PAZ, de autoria do Prof. Dr. Pierre Weil, foi premiada e é recomendada pela UNESCO como uma contribuição efetiva para a construção da Cultura de Paz. O método é objeto de um livro, com o mesmo título, publicado pela UNESCO e divulgado em seis diferentes idiomas. 

Trata-se de uma metodologia de Educação para a Paz para o desenvolvimento de uma convivência produtiva e pacífica. Sua intenção é disseminar as oportunidades de aprendizagem nas inter-relações, ou seja, na relação consigo mesmo, com o outro e com a natureza, por meio de conceitos, práticas e ações educacionais que fortaleçam as competências essenciais e habilidades primordiais, visando o fortalecimento dos valores que sustentam a Cultura de Paz.

Pela simplicidade da metodologia, é acessível a pessoas de qualquer idade, profissão e condição social. A proposta é dialogar e vivenciar A Arte de Viver em Paz como uma educação para o nosso cotidiano. Estimula experiências com ações simples que nos ajudam a integrar mente, emoção e corpo e dessa forma ampliar nossa consciência individual, social e ambiental, para que deem continuidade ao processo individual de viver em equilíbrio.

 A metodologia inclui, de forma equilibrada, reflexões e vivências para a integração de:

. A Paz consigo mesmo – Ecologia Interior

. A Paz com os outros – Ecologia Social

. A Paz com a natureza – Ecologia Ambiental 

A Arte de Viver em Paz é um caminho possível e amoroso para a vida de todos nós. Também pode inspirar ações de Cultura de Paz em Escolas, Empresas e demais Organizações governamentais e não governamentais.

Vamos todos juntos em busca da paz que queremos, crianças, jovens e adultos, passo a passo, praticar um dos maiores ensinamentos que Gandhi nos deixou: “Seja você, a mudança que quer ver no mundo”. E assim, com a nossa própria transformação, contribuímos com a transformação do mundo em que vivemos.

Nelma da Silva Sá é Facilitadora, Educadora, Pedagoga e Administradora de empresas. Coach de Processo de Transição Profissional. Especialista em Dinâmica Organizacional, Gestão e Ambiente de Trabalho. Pós-graduada em Transdisciplinaridade e Desenvolvimento Integral do Ser Humano pela Universidade Internacional da Paz. Experiência em Organizações Privadas com foco em implantação de Projetos e Desenvolvimento de Equipes e Lideranças. Cofundadora, Presidente e Coordenadora Pedagógica da Unipaz São Paulo. Facilitadora dos Programas: Eneagrama, Autogestão, Educação Ambiental e A Arte de Viver a Vida de Pierre Weil. 

X