Educação para a paz

A Arte de Viver em Paz

Este é o momento de provocarmos as mudanças que queremos ver no mundo e que são necessárias para a concretização do maior desafio da contemporaneidade: a sustentabilidade da vida.

Os problemas sociais representam um reflexo da crise mundial/planetária em que vivemos e, possivelmente, são frutos da Cultura de Guerra, da violência e da perda de Valores Humanos Essenciais. Essa questão se evidencia quando observamos no contexto social atual manifestações de violência doméstica, dependência do uso de drogas e conflitos sociais gerados pela intolerância e exclusão. As reações automáticas de uns geram reações igualmente automáticas de outros, levando a um Círculo Vicioso Destrutivo, que resulta em competição e conflitos demasiados.

É também nesse cenário complexo que nos impulsionamos a agir na busca do aprendizado que nos proporcione um viver mais integrado, solidário e digno, a partir do desenvolvimento de um Círculo Virtuoso Construtivo, cooperação e bem-estar comum.

A Paz é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), de uma agenda mundial composta por 17 objetivos e 169 metas, a serem alcançados até 2030.

A Arte de Viver em Paz é uma metodologia de Educação para a Paz para o desenvolvimento de uma convivência produtiva e pacífica. Sua intenção é disseminar as oportunidades de aprendizagem nas interrelações, ou seja, na relação consigo mesmo, com o outro e com a natureza, por meio de conceitos, práticas e ações educacionais que fortaleçam as competências essenciais e habilidades primordiais, visando o fortalecimento dos valores que sustentam a Cultura de Paz.

A ARTE DE VIVER EM PAZ, de autoria do Prof. Dr. Pierre Weil, é um livro premiado e   recomendado pela UNESCO como uma contribuição efetiva de Educação para a Paz. Publicado pela UNESCO e divulgado em seis diferentes idiomas, o livro apresenta um método de educação para a paz e indica aos educadores os meios pedagógicos pelos quais eles alcançarão a transformação da sua própria consciência e da de seus alunos, tendo como objetivos:

  • Sensibilizar e despertar, em jovens e adultos, a consciência do Cuidar da Paz, no sentido mais amplo e integrativo.
  • Apreender um novo conceito e processo de Educação para a Paz, conforme preconiza a Unesco: Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Conviver e Aprender a Ser.
  • Inspirar ações de Cultura de Paz em Escolas, Empresas e demais Organizações governamentais e não governamentais.

Pela simplicidade da metodologia é acessível a pessoas de qualquer idade, profissão e condição social.

A proposta do método é dialogar e vivenciar a Arte de Viver em Paz como uma educação para o nosso cotidiano, estimulando experiências com ações simples que nos ajudem a integrar corpo, mente e emoção e, dessa forma, ampliar nossa consciência individual, social e ambiental, para a continuidade do processo individual de viver em equilíbrio.

 A metodologia inclui, de forma equilibrada, reflexões e vivências para a integração da Paz   consigo mesmo – Ecologia Interior; da Paz com os outros – Ecologia Social; da Paz com a natureza – Ecologia Ambiental, inspirando ações de Cultura de Paz e indicando um caminho possível e amoroso para a vida de todos nós.

Sobre Pierre Weil:

  • Escritor, Educador e Psicólogo.
  • Fundador e Presidente da Fundação Cidade da Paz e Reitor da UNIPAZ (Universidade Holística Internacional de Brasília), de 1987 à 2008.
  • Doutor em Psicologia pela Universidade de Paris.
  • Professor Emérito do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais.
  • Cidadão Honorário da Cidade de Brasília.
  • Autor de mais de trinta obras e de uma centena de artigos em várias línguas.
  • Um dos seus livros, “A Arte de Viver em Paz”, foi publicado pela UNESCO em 6 idiomas.
  • Cofundador da Associação Internacional de Psicologia Transpessoal, da Associação Brasileira de Psicologia Aplicada, da Sociedade Brasileira de Psicoterapia, Dinâmica de Grupo e Psicodrama e da Organização das Entidades Não Governamentais Brasileiras, junto à organização da Nações Unidas (ONU).

Sobre a Unipaz São Paulo:  

Oferece o curso A Arte de Viver em Paz

  • na modalidade presencial e
  • na modalidade EAD

 

A UNIPAZ é a terceira Universidade da Paz no mundo, que durante 34 anos tem se posicionado na vanguarda do desenvolvimento de projetos específicos e inter-relacionados à Cultura de Paz.
X