CARTOGRAFIA DO SER

É um curso fundamentado na visão integral do ser humano, que permite investigar e compreender dimensões profundas do Ser Humano, por meio de uma Cartografia da Consciência desenvolvida por Roberto Crema, a Cartografia do Ser, considerando dois pontos essenciais: as dimensões do encontro e a inteireza humana.

É um mapa para facilitar a integração da Dimensão Pessoal à Transpessoal, na prática do cuidado integral.

Nesta visão, a tarefa básica do facilitador/terapeuta é cuidar da saúde e da plenitude, fazendo aliança com o núcleo essencial do humano, a partir do qual uma dinâmica transformadora é impulsionada, de forma ampla e integral.

Benefícios

Ampliação do autoconhecimento e práticas de autocuidado;
Desenvolvimento de uma escuta terapêutica integral;
Novas habilidades de cuidado na abordagem do facilitador holocentrado;
Caminhos de cuidado integral para cultivo da saúde e bem estar.

Como é

O Curso é composto por aulas virtuais teóricas gravadas, que antecedem aos quatros encontros on line e ao vivo com Roberto Crema.

A proposta integra uma abordagem voltada para a preparação do Facilitador Holocentrado – excelência na Arte de Cuidar: estilo terapêutico a partir do qual a Cartografia de Roberto Crema foi exercitada e ampliada em sua experiência clínica, e que permeará o curso.

O conteúdo programático da Cartografia do Ser engloba: Persona, Sombra, Inconsciente Familiar, Inconsciente Simbiótico, Inconsciente Coletivo Transexistencial, Inconsciente Cósmico, Inconsciente Angelical e o Aberto.

Persona: Produto de uma modelagem familiar que reproduz o contexto social. Elemento muito importante em nossa dinâmica relacional.

Sombra: Constela, elementos dissonantes e frequentemente opostos aos da persona, o nosso outro lado, o eu oculto, que se expressa compulsivamente através de sintomas, de lapsos e de tiques incontroláveis.

Inconsciente Familiar: Baú da memória do seu clã, os passos discretos dos antepassados, a própria árvore genealógica com raízes encravadas no interior da alma.

Inconsciente Simbiótico: Dimensão sensível e aberta ao campo psíquico global, que capta memórias da ecologia energética informacional.

Inconsciente Coletivo Transexistencial: O Coletivo trata-se de uma psique objetiva, impessoal ou suprapessoal habitada por imagens primordiais (Arquétipos). O Transexistencial: memórias que transcendem a existência, componente cármico que converge com o coletivo.

Inconsciente Cósmico: A dimensão que nos impulsiona a reivindicar nossa cidadania universal humana. No imenso pacote que encarnamos, trazemos poeiras de estrelas.

Inconsciente Angelical: É a ponta acerada da consciência noética e da existência, a última dimensão que antecede o Mistério Essencial do Ser.

O Aberto: Dimensão do Absoluto, núcleo Essencial, uma chama do Infinito Eterno corresponde ao Ser que nos faz ser.

Para quem

Psicólogos, Terapeutas, Educadores, Profissionais da Saúde e para todas as pessoas que desejam ampliar sua visão e escuta inclusivas para o Cuidado Integral, que se importam com o bem-estar de si, de todos e de tudo, abrindo-se à responsabilidade do cuidar e do cuidado.

Quem faz

Roberto Crema: Psicólogo, Antropólogo, Escritor e Reitor da UNIPAZ. É Mestre em Ciências Humanas e Sociais pela Université Paris XIII, onde desenvolveu Projeto de Pesquisa sobre a Formação Holística de Base da UNIPAZ e a sua possível convergência com a Abordagem Biográfica. Educador com formação em diversas Abordagens Humanísticas e Transpessoais, criador do enfoque Síntese Transacional – uma Ecologia do Ser, na perspectiva de uma Quinta Força em Terapia. É também Conferencista Internacional e Docente.

Certificação

Os certificados são emitidos na modalidade participação em Programa de Desenvolvimento Pessoal – Certificação Livre.

Investimento

O investimento é informado no lançamento de cada etapa disponível na agenda de cursos.

Inscrição

Ficha de inscrição preenchida.

Inscreva-se 

Uma cartografia psiconoética que pode apoiar a compreensão das dimensões mais profundas da inteireza humana.
X