Empreenda em si mesmo

O termo empreender existe informalmente há muito tempo e era praticado por nossos ancestrais. Se observarmos na história, desde a época em que foram criados os instrumentos de caça e pesca e os negócios eram realizados com base em trocas, perceberemos que o empreendedorismo já estava presente.

Empreender é uma palavra que deriva do latim “imprehendere” que tem como um de seus significados a expressão “pôr em execução”. 

Acredito que “Empreender é construir algo, é muito mais do que definir um ponto de chegada, identificar o ponto de partida e percorrer o caminho”. 

Empreender em si mesmo é investir no próprio desenvolvimento, por meio do processo de se descobrir, apropriar-se de si e desenvolver-se.

Descobrir-se é despertar, dar um mergulho profundo dentro de si e desbravar. Expandir a consciência e perceber, por meio do autoconhecimento, as potencialidades e as vulnerabilidades que estão presentes. 

Apropriar-se é apoderar-se de tudo aquilo que é, e que já está pronto em nós, e que muitas vezes não nos damos conta. 

Desenvolver-se é ampliar, crescer e expandir, é construir-se no âmbito pessoal, impactando na esfera profissional.

Há anos venho trabalhando em autodesenvolvimento, e é o que fiz a maior parte da minha vida: empreender em mim mesma. 

Percebi que apliquei o conceito de empreendedorismo na minha construção. Descobri muito sobre mim e agreguei valor à minha própria vida e à vida das pessoas com as quais me relaciono.  

Foi preciso fazer um mergulho para dentro de mim. Tal como em uma construção, onde se trabalha o terreno para deixá-lo em condições de suportar a edificação, precisei cavar fundo, encontrar minhas sombras, aparar arestas e fortalecer o meu EU para lidar com as fragilidades sem esmorecer. 

Busquei a coragem para mergulhar internamente em cada uma das fases deste caminhar como aprendiz. Pude contar com profissionais incríveis que contribuíram significativamente com abordagens e instrumentos importantíssimos e complementares nesse processo. 

Nesses anos todos, aprendi que foi fundamental eu me apropriar de tudo que percebi dentro de mim e como aliados pudemos juntos desfrutar desta jornada de crescimento e transformação, empreendendo em mim mesma.

Não foi nada fácil, mas foi um processo interessantíssimo! Mostrou-me que com algumas partes minhas eu não entrava em contato. Pensei em desistir e adoeci quando me encontrei com a vítima; tive a certeza de dar conta de tudo ao me deparar com a autossuficiência; mas também me deparei com a amorosidade e a generosidade que têm tanto a oferecer; e a alegre e “palhacinha” que estavam reprimidas.

Foi um mix de sentimentos e emoções que culminaram em formas distintas de contribuir. E… Nasceu meu livro: Empreenda em si Mesmo – Lições para uma vida mais fluida: o que aprendi empreendendo em mim mesma. Nele conto histórias, apresento ideias e compartilho dicas que foram fundamentais para o processo que experienciei e que sigo.

O que constatei é que a melhor coisa que podemos dar à alguém é a qualidade de nossa presença e que nossa maior maestria está em vivermos plenamente o momento presente. 

Acredito que tudo está dentro de cada um de nós! O que muda é o que acessamos em cada momento de nossa vida. 

1 CUNHA, Antônio G. Dicionário etimológico Nova Fronteira da língua portuguesa. Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 1982.

2 PALERMO. Adriana. Empreenda em si mesmo – Lições para uma vida mais fluída: o que aprendi empreendendo em mim mesma. 2021 (p. 21)

3 PALERMO. Adriana. Empreenda em si mesmo – Lições para uma vida mais fluída: o que aprendi empreendendo em mim mesma. 2021 (p. 21)

Adriana Palermo de Andrade é Empreendedora de Talentos. Elabora experiências e metodologias para apoiar pessoas e organizações em processo de desenvolvimento, visando a transformação de mentalidade para a construção de resultados significativos. Empresária, Administradora, Consultora e Mentora com 25 anos de experiência corporativa em Implementação e Gestão de Projetos Operacionais Administrativos e de Atendimento ao Cliente, Desenvolvimento de equipes e lideranças e Implantação de novos negócios. Coach em processos de desenvolvimento profissional e  de vida com aplicação de instrumentos de Assesment e Mapeamento de Potencialidades. Interventora e Especialista em Diagnósticos e Compreensão de Cenários pelo Sistema TSER. Facilitadora de Treinamentos e Docente de Pós-Graduação em Gestão de Pessoas. Escritora e Palestrante. Graduada em Medicina Veterinária e Administração. Pós-Graduação em Administração de Empresas e MBA em Coaching.  Pós-Graduanda em Psicologia Transpessoal e Diretora da New Dog.

X