O Corpo na Prática Terapêutica.
Desenvolvido por Lydia Rebouças ao longo de 38 anos de experiência como Psicóloga Clínica, “O corpo, Texto Sagrado” é um curso que propõe a conscientização dos traumas que ocorrem no desenvolvimento humano, de como esses traumas ficam registrados em nossos corpos e repercutem em nossa vida diária, bem como as possibilidades de libertação e de vivência da inteireza, ao desbloquearmos nossa conexão com quem verdadeiramente somos em Essência.
Somos convidados a trabalhar nossos bloqueios e defesas, tomando consciência do trauma e da etapa do desenvolvimento em que ocorreu, quais as repercussões no corpo e a tarefa de vida que pode ser acolhida no processo alquimico de transformação cotidiana. Com leveza e amorosidade são apresentadas as Paisagens d’Alma, inspirando um viver mais pleno, onde a inteireza humana pode ser acolhida incondicionalmente.
É teórico-vivencial, alicerçado nas cinco Paisagens d’Alma que compõe a Roda da Existência, como um processo psicológico de nossa vida diária.
O curso se estrutura em 7 aulas com o seguinte conteúdo programático:
√ Essencializar;
√ Reconhecer a importância do corpo na prática terapêutica;
√ Cuidar da vida em sua inteireza;
√ Potencializar a formação de Agentes de Saúde Integral, nas áreas Clínica, Social e Ambiental.
Área Clínica – Cuidadores Psicólogos, Psiquiatras, Médicos, Enfermeiros, entre outros.
Área Social – Cuidadores do Corpo Coletivo: Educadores, Assistentes Sociais, Consultores Organizacionais, Empresários, Administradores, Políticos, Cientistas Sociais, Sacerdotes, Artistas, entre outros.
Área Ambiental – Cuidadores do Corpo da Natureza: Biólogos, Ecólogos, Ecologistas, Engenheiros Florestais, Arquitetos, entre outros.
Lydia Rebouças iniciou sua jornada através da Psicologia Humanística, experienciando o Psicodrama, a Bioenergética e a Abordagem desenvolvida por Carl Rogers.
A seguir, quando ainda estava na Faculdade, foi iniciada na Psicologia Transpessoal e Psicologia Tibetana por Pierre Weil, que estabelecia com maestria pontes entre a Psicologia Ocidental e a Oriental. Foi convidada por Pierre a participar da formação pioneira em “Cosmodrama”. Pierre, autor do best seller “O corpo fala”, sempre incluiu o corpo em todos os seus trabalhos e isso continua a inspirar Lydia.
O interesse em aprofundar os estudos e a prática pessoal através da terapia corporal, sobre a unidade corpo/emoções/mente/espírito, levou Lydia a participar da primeira turma de formação em Core Energetics/Energética da Essência, desenvolvida e ministrada por John Pierrakos. O encontro com Pierrakos representou um novo começo na vida pessoal de Lydia e em seu trabalho como Psicóloga Clínica.
Na Unipaz, se deixou atravessar pela Psicologia Profunda de Jean-Yves Leloup, que compreende o corpo como o lar de outros corpos mais sutis, cuidando do Ser em sua inteireza.
Toda essa trajetória culminou com a criação de “O corpo, Texto Sagrado”, onde Lydia propõe a conscientização dos traumas que ocorrem no desenvolvimento humano.
Lydia Rebouças é educadora e cofundadora da UNIPAZ no Brasil (1987) onde está vice-reitora. Psicóloga e Mestra em Psicologia, com 38 anos de experiência na área clínica. Especializações em Psicologia Transpessoal com Prof. Dr. Pierre Weil e Core Energetics com Dr. John Pierrakos. Criadora da Formação em Cuidado Integral, Quinta Força em Terapia, em parceria com Roberto Crema. Dirigiu o Projeto UniverCidade, primeira iniciativa a aplicar a abordagem holística em Brasília (1986). Coordenadora do Programa “A Arte de Vivere m Paz”, metodologia de Educação para a Paz de autoria do Prof. Dr. Pierre Weil, recomendada pela Unesco como um novo método de Educaçao para a Paz. Criadora e Coordenadora do Projeto “Rodas de Conversa sobre a Morte”, na Unipaz DF. Palestrante, facilitadora e formadora de multiplicadores no Brasil e outros países. Membro da Coordenação do Colégio Internacional dos Terapeutas, CIT-Brasil. Escritora, jardineira, artesã de patchwork, atriz, bordadeira, remadora e aprendiz da Arte de Viver a Vida.
A equipe pedagógica da Unipaz São Paulo é responsável pela organização e acompanhamento do curso.
7 aulas na modalidade online “ao vivo”, totalizando carga horária de 18 horas.
Sempre às quartas-feiras, das 19h30 às 22h – pelo zoom da Unipaz SP, conforme calendário:
Aula 1 – 31/03/2021 – O Corpo, Texto Sagrado: Introdução
Aula 2 – 14/04/2021 – Paisagens d’Alma
Aula 3 – 28/04/2021 – O Corpo de Asas e Raízes: A maternidade d’Alma
Aula 4 – 12/05/2021 – O Corpo dos Desejos: Da Escassez a abundância
Aula 5 – 26/05/2021 – O Corpo Impermanente: Acolhendo vida-morte-vida no cotidiano
Aula 6 – 09/06/2021 – O Corpo da Confiança: Harmonia e Conflito
Aula 7 – 23/06/2021 – O Corpo que Ama: Trilhas da Entrega
Os certificados serão emitidos com participação mínima em 75% da carga horária total nas modalidades:
R$ 692,00
5% de desconto à vista até dia 15/03/2021.
Parcelamento em até 3 vezes para inscrições realizadas até 26/02/2021.
*Em até 90 dias após a conclusão do curso será entregue a transcrição das aulas no formato ebook.
Ficha de inscrição preenchida.
https://bit.ly/corpo-texto-mar21
A UNIPAZ é a terceira Universidade da Paz no mundo, que durante 34 anos tem se posicionado na vanguarda do desenvolvimento de projetos específicos e inter-relacionados à Cultura de Paz.
WhatsApp us