O que é Reiki?

Apenas hoje…
Sem raiva…
Sem preocupação…
Seja grato…
Faça suas obrigações…
Seja gentil com o ser humano!

O ato de impor as mãos sobre o corpo humano ou sobre um animal para transmitir bem-estar e aliviar a dor é tão antigo quanto o instinto. Quando sentem dor, a primeira coisa que as pessoas fazem é colocar as mãos sobre a região dolorida. Quando uma criança cai e machuca o joelho, ela quer que sua mãe a toque ou a beije para que melhore.

O toque humano transmite calor, serenidade e cura. Também transmite carinho e amor! Quando um animal está sentindo dor, o primeiro instinto é lamber a área afetada, pela mesma razão que uma pessoa aplica o toque pelas mãos!

A mãe do animal também lambe o animal que está sofrendo. Este ato simples é a base de toda a técnica de cura pelo toque.

O corpo vivo de um homem ou de um animal irradia calor e energia. Essa energia é a fonte da vida em si e tem tantas denominações quanto as civilizações que já existiram.

A palavra “Reiki” é de origem japonesa e resulta da união dos fonemas “Rei” e “ki”.

“Rei”, traduzido de forma literal, significa espírito não marcado pela sua qualidade, ou ainda, espiritual. Conforme o sentido, pode ser traduzido como sentido oculto ou energia oculta.

“Ki” é definido como energia, ar, respiração, vento, sopro vital, essência vital, energia ativadora do Universo.

“Ki” é um tipo de energia elétrica que o corpo conduz e determina seu estado de saúde. Quando o “ki” deixa o organismo, a vida cessa. “Ki” também é a energia essencial da vida na Terra, nos planetas, nas estrelas e no céu. Essas fontes de energia afetam o “ki” do organismo vivo.

Tudo o que tem vida contém “ki” e o irradia.

No Japão, entende-se por “ki”, entre outras coisas, espírito, alma, coração, intenção, sentimento, temperamento, atmosfera.

Uma aplicação de Reiki pode ser definida como captação, armazenamento e distribuição da Energia Cósmica que traz de volta o estado pleno de saúde, harmonia e felicidade como um instrumento de transformação e realização.

Mas o que é Reiki?

É difícil entender o Reiki com a nossa mente racional. Reiki é para ser vivenciado, não explicado. É como o amor… só pode ser compreendido se vivenciado.

Nos seres humanos a energia circula de forma livre pelos caminhos sutis, chakras, meridianos e nadis. Também percorre nosso campo energético, nossa aura. Essa energia alimenta órgãos e células, regulando ainda as funções vitais.

Se há bloqueios na livre circulação energética, prejudicando o trânsito, advém o desequilíbrio e a consequência no corpo físico. Estes bloqueios ocorrem, muitas vezes, por excessos cometidos de naturezas diversas, quando o corpo libera energias que produzem barreiras, impedindo o fluxo de energia vital, atuando no corpo físico e criando a doença.

Cura, trabalho com energia, terapia, e assim por diante, são apenas atributos com os quais revestimos o Reiki, de modo a torná-lo mais fácil de entender e de ser apreendido pela mente racional.

Um artista aprenderá a transformar a energia em arte com mais facilidade.

Um homem de negócios transformará o Reiki em dinheiro.

Um cozinheiro criará pratos carregados de energia.

Um religioso será um melhor religioso.

Um mestre na arte de viver transformará o Reiki em prazer de estar vivo.

O Reiki é um caminho de humanização.

Embora estejamos na Terra como humanos, este estado é apenas um potencial e, nesta vida, nos é permitido lutar por sua realização.

O Reiki é um sistema de autoajuda perfeito que se ajusta àquele que o usa e não requer intermediários, independentemente de você ser um iniciante no mundo espiritual ou um intelectual experiente, um estudante de Yoga que enfatiza o corpo, uma dona de casa ou um devoto. Ele nos põe, de novo, em contato com a energia vital há muito esquecida, mas que a tudo permeia e nos ensina como amar a nós mesmos novamente. Ajuda-nos a criar o vão aberto pelo homem, entre nossos semelhantes humanos e a natureza, para que assim possamos viver de novo em harmonia.

Para alguns, Reiki é uma das muitas formas de atividade física. Para outros, é uma arte de cura alternativa da Nova Era e para outros, ainda, é uma técnica de meditação. Tudo depende do ponto de vista de quem o pratica.

O homem tem a capacidade natural da limpeza e da purificação do corpo. Tem também o poder de cura e isso permite que possa cuidar das doenças que contrai, pois essas, em si mesmas, não são nocivas.

Quando, por exemplo, apanhamos um resfriado, temos febre. O calor da febre mata os germes e retira as toxinas do organismo, graças ao nosso sistema imunológico. Isso poderia ser chamado de processo natural de purificação do corpo.

Através do Reiki despertamos o poder natural de cura que todos nós possuímos e que não temos consciência de sua existência.

O Reiki pode ser transmitido através de toques leves com as mãos, pelo olhar e sopro.

Não está, de modo algum, atrelado a nenhuma religião! Não possui dogmas nem regulamentos.

Reiki é um caminho de harmonização interior sua com o Universo!


Maria Aparecida de Freitas Brienza é pianista de formação e busca o equilíbrio entre pensamento, sentimento, sensação e intuição, através do diálogo entre arte e tradições espirituais. Cursou a Formação Holística de Base na Unipaz São Paulo. É Mestre em Reiki desde 2016. Seu objetivo é melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio do Reiki, método oriental de cura com comprovação científica dos benefícios para a saúde física, mental, emocional e espiritual.

Envia Reiki à distância toda terceira segunda-feira do mês. 

X