Pranayama & Meditação

Tempo e espaço para respirar e silenciar

O que é

Pranayama e Meditação são metodologias milenares, que fazem parte de muitas tradições e especialmente do Yoga.

Pranayama são as técnicas respiratórias do Yoga. Prana é o nome dado à energia vital pelas Sabedorias Ancestrais Indianas  e Ayama significa “alongar, expandir”. Ao respirarmos de forma consciente, assimilamos e dinamizamos com muito mais eficiência a energia vital, o Prana. Estas técnicas trazem muitos benefícios, entre eles: diminuição do stress e da ansiedade, relaxamento do corpo, maior foco, ampliando a saúde  física, mental, emocional e espiritual.

Existe uma estreita relação entre o nível inconsciente de nossa personalidade e a respiração profunda. Da mesma forma, existe uma relação entre o nível consciente e a respiração superficial. Essa respiração profunda é aprendida através do Pranayama. Quando a respiração superficial se aprofunda, o consciente e o inconsciente se põe em contato, trazendo um aumento de energia e a expansão do estado de consciência. Assim, ao executar um Pranayama, a mente fica absorvida na atividade respiratória e dessa forma se prepara para o silêncio e a quietude da meditação.

A técnica meditativa usada nestas práticas será a Meditação do Yoga: iremos treinar nosso foco, que será levado a um único ponto. Podemos usar para isso uma imagem, um som ou o próprio ato de respirar. Através desta técnica, aos poucos silenciamos nossa mente e podemos nos conectar à nossa Essência e estar no Presente.

Meditar é treino, é  aprender a acalmar e silenciar a mente. Para isso, primeiramente aprendemos a aquietar o corpo. Depois, aprendemos a nos concentrarmos em uma única coisa, que pode ser um símbolo, um som ou a própria respiração. Depois disso, é possível entrarmos em meditação.

Como é

Com pouca  teoria, nosso foco será no praticar!

Práticas abertas online, pelo Instagram da UNIPAZSP, conduzidas pela Facilitadora.

Uma vez na semana, com duração de 30 minutos.

Pra quê

√ Melhoria da capacidade de respirar conscientemente. Ao trabalhar técnicas respiratórias, estamos fortalecendo este órgão, a musculatura da respiração e melhorando sua capacidade volumétrica;

√ Redução do nível de stress e de ansiedade, relaxamento corporal, melhoria no nível de atenção;

√ Auto conhecimento, e

√ Silêncio.

Quem faz

 Lisete Florenzano, Faciltadora  de Yoga com Formação na UNI-YOGA e no Espaço UNIPAZ Yoga – Paraná. Especialialização em Psicologia Transpessoal, Facilitadora de Processos em Educação  Experiencial ao Ar Livre com Grupos, Guia de Trekking, Escaladas e Expedições, com Certificação em Primeiros Socorros em Áreas Remotas-  WAFA –  no Brasil e no Exterior. Terapeuta aspirante do CIT (Colégio Internacional dos Terapeutas), Membro do Conselho da Unipaz SP e do Núcleo Meditação .

Para quem

Iniciantes e praticantes.

Qualquer pessoa interessada em Pranayama e Meditação. Não é necessário conhecimento prévio sobre o assunto.

Quando

Terças-Feiras das 7:20 às 7:50 horas  no perfil do Instagram da UNIPAZ SP

Investimento

As práticas serão gratuitas.

Inscrições

Não é necessário.

“A vivência experiencial da Realidade é não verbal e não conceitual. Isto explica o silêncio do sábio, assim como a expressão poética ou a simbólica dos rituais iniciáticos.”
Pierre Weil

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