Unipaz São Paulo

UNIPAZ SÃO PAULO

Pesquisar
Close this search box.

FAÇA SUA PRÉ INSCRIÇÃO E GARANTA SUA VAGA

SOBRE O CURSO

A especialização em Psicologia Transpessoal  contempla a área de estudo da psicologia que investiga e compreende aspectos da experiência humana que transcendem a dimensão pessoal do indivíduo.  É uma abordagem integral do ser,  que reconhece a expansão da consciência para além do ego e desenvolve um senso de realidade mais amplo, capaz de ir além do raciocínio lógico formal.  É uma proposta inclusiva que supera os reducionismos e integra todas as forças da Psicologia, considerando-as na ordem da complementaridade integrativa e não do antagonismo excludente.

É considerada a quarta força em Psicologia. Foi oficializada em 1967 por Abraham Maslow, na American Psychological Association, na presença de Stanislav Grof, Victor Frankl, Anthony Sutich, James Fadiman.

Abraham Maslow reconheceu quatro revoluções ou forças no desenvolvimento da Psicologia Contemporânea de acordo com a classificação do seu percurso histórico: a primeira força é o Behaviorismo, centrado na reflexologia; a segunda força é a Psicanálise, centrada no processo analítico; a terceira força é o Movimento Humanístico, centrado no potencial humano de saúde; e a quarta força é a Transpessoal Transumana, centrada no cosmo e nos ampliados estados de consciência.

No Brasil, por volta de 1970, a disciplina foi introduzida por Pierre Weil na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Onde e como posso atuar após essa especialização

A atuação de um especialista em Psicologia Transpessoal pode variar de acordo com o contexto e os objetivos do profissional. É importante destacar que a proposta da Unipaz São Paulo prioriza o campo das inter-relações, especificamente, o desenvolvimento de pessoas. Algumas possíveis atividades:

Prática Clínica: psicólogos podem potencializar sua atuação, agregando a  abordagem transpessoal em psicoterapias individuais ou em grupo;  

Facilitação de Processos de Crescimento Pessoal: atuando em grupos, comunidades ou equipes de instituições que valorizam o autoconhecimento e a ampliação da consciência para o desenvolvimento humano;

Terapia Transpessoal: atuar como Terapeutas do Cuidado Integral do ser humano em suas dimensões físicas, emocionais, mentais e espirituais para ampliar a saúde mental e o bem-estar;

Educação: Professores, coordenadores pedagógicos e educadores no geral podem focalizar as potencialidades máximas de seus aprendizes;

Terapias Integrativas: Integração da abordagem transpessoal em processos de terapias integrativas, tais como meditação, hipnose e outras práticas holísticas;

Coaching: Estruturação e aplicação de processos de coaching para a transformação profissional;

Mentoria: Estruturação de programas de mentorias com base em aconselhamentos integrais (a relação consigo mesmo, com o outro e com o ambiente);

Pesquisa: Realizar pesquisas na abordagem transpessoal, considerando a espiritualidade com uma das bases do desenvolvimento humano.

O QUE VOCÊ VAI APRENDER

Escuta Atenta

Fortalecer a escuta e a presença terapêutica, a habilidade de elaborar perguntas, a   integrar a emocionalidade no processo e a facilitar processos centrados nas pessoas.

Apreciativa

Habilitar a capacidade de apreciar o outro de forma sincera e genuína. A apreciação é uma forma simples e bonita de impulsionar o outro a ser quem é.

Aprendizagem Afetiva

Cocriar espaços de aprendizagem acolhedores e centrados em cada aprendiz para favorecer transformações.

Facilitação

Facilitar processos de desenvolvimento humano (terapêuticos ou educacionais) orientados por recursos que priorizam o cuidado integral.

Autoconhecimento

Ressignificar a própria história e valorizar os recursos potencializadores para transcender os limites e barreiras mentais criadas para dizer “eu”, “outro” e “mundo”;

Investigar o Caminho Vocacional e desvelar o “Eu” Essencial.

Autogestão

Focalizar a autogestão do processo formativo, traçando seu plano pessoal para o futuro que deseja construir.

BENEFÍCIOS

Desenvolvimento individual

Técnicas terapêuticas de autoconhecimento

Ampliação da perspectiva do ser humano

Facilitação de processos de crescimento pessoal

Apropriação do seu “eu essencial”

Fazer parte de uma rede de pessoas que valorizam o cuidado integral

módulos

A metodologia do curso se baseia na abordagem transdisciplinar holística e se diferencia pelo processo do Cuidado Integral. Essa abordagem alia o método analítico ao sintético, orientando-se por uma cartografia vasta e inclusiva da totalidade humana, na tarefa de desenvolver uma Terapia da Inteireza que alia o pré-pessoal ao pessoal e ao transpessoal. É um projeto original e pioneiro da UNIPAZ, com um percurso pedagógico composto em cinco etapas, desenvolvidas por meio de seminários teórico-práticos presenciais, com aulas expositivas, dinâmicas e vivências seguidas de reflexão/compartilhamento, além de conteúdos gravados disponibilizados em nossa plataforma EAD:

1ª. Etapa – Bases Teóricas

Módulo 1: Introdução à Psicologia Transpessoal

Módulo 2: Pierre Weil e a Psicologia Transpessoal

Módulo 3: Psicologia Transpessoal: O Campo de Aplicação e a Ética

Módulo 4: Psicologia Transpessoal: De Freud a Jung

Módulo 5: Maslow e Carl Rogers: As Potencialidades do Ser

Módulo 6: Assagioli e a Psicossíntese

Módulo 7: As Bases Epistemológicas da Psicologia Transpessoal

Módulo 8: Sonhos: Uma Linguagem do Inconsciente na Abordagem Transpessoal

Módulo 9: A Dimensão Biográfica na Psicologia Transpessoal

2ª. Etapa – Bases Práticas

Módulo 10: Terapia da Inteireza e o Cuidado Integral: A construção do EU

Módulo 11: Terapia da Inteireza: O Corpo, Texto Sagrado/Paisagens d’Alma

Módulo 12: Eneagrama e Autoconhecimento – Etapa I

Módulo 13: Chakras e Corpos Sutis

Módulo 14: Respiração Transpessoal e a Integração do Feminino e Masculino

Módulo 15: Pintura Livre e Espontânea: Uma Travessia pelo Imaginário Simbólico

3ª. Etapa – Bases do Cuidado Integral

Módulo 16: Psicopatologia e a Emergente Transformação Espiritual

Módulo 17: A Arte na Prática do Cuidado Integral

Módulo 18: Ecopsicologia: Reconectando a Inteireza do Ser

Módulo 19: O Poder da Escuta e da Presença: Princípios da Sabedoria Ancestral

Módulo 20: Facilitador Holocentrado: A Cartografia do Ser e as Dimensões do Encontro

4ª. Etapa – Holointegração

Elaboração Anamnese Vocacional e Obra-Prima

Apresentação de Obras-Primas – Transformatura

Anamnese Vocacional

5ª. Etapa – Holosíntese

Elaboração do TCC – Síntese Teórica e Prática

PARA QUEM

Psicoterapeutas, psicólogos, psicopedagogos, psiquiatras, terapeutas, médicos, advogados, educadores, coachs e demais interessados na ampliação der seus conhecimentos e/ou aperfeiçoamento da prática terapêutica por meio da Psicologia Transpessoal, do Cuidado Integral e da Abordagem Transdisciplinar Holística.

*Este curso não habilita ao exercício da profissão de psicólogo, para o qual é preciso ser portador do diploma de graduação na área e registro no respectivo conselho regional.

LOCAL

Encontros Presenciais:
Convento Santíssima Trindade
Rua São Benedito, 2146 – Santo Amaro, São Paulo – SP,

FACILITADORES

Conteúdo da sanfona

Facilitador, Pós-graduado em Gestão da Programação Neurolinguística Sistêmica (São Braz – IEDBCV). Graduado em Gestão de Pessoas (CESUMAR); TEAC – Formação em Terapia em Estados Ampliados de Consciência (UNIPAZ Porto Alegre); Facilitador do Movimento Guerreiros do Coração; Coordenador do CORE IV; Facilitador do Programa Cuidar do Ser – Práticas Transpessoais de Crescimento Pessoal (UNIPAZ Porto Alegre); Coach Professional (ABRACOACHING); Consultor Organizacional (ADIGO), Master em Programação Neurolinguística, Trainer em PNL (EDBCV), Locutor Profissional (Fundação Pde Landell de Moura – POA); Músico, professor e palestrante.

Conteúdo da sanfona
Psicóloga pela Universidade São Francisco (USF), Especialista na Abordagem Transpessoal pela Associação Luso Brasileira de Transpessoal (ALUBRAT). Mestra e Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade Estadual de Campinas (FCM-UNICAMP). Membro do Colégio Internacional dos Terapeutas (CIT) e da Associação Brasileira de Pesquisa e Estudos em Transpessoal (ABRAPET). Atua com a Abordagem Transpessoal e a experiência profissional se concentra no campo da psicologia clínica como psicoterapeuta e supervisora, e na área da educação como docente, coordenadora pedagógica e orientadora de trabalhos científicos. Tem como foco de estudo e pesquisa a Psicologia Transpessoal e a Doença de Crohn, com publicações em livros e artigos científicos.
Conteúdo da sanfona
Psicólogo, Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco (Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais). Desenvolve atividades de Extensão e Pesquisa no Núcleo Educacional Irmãos Menores de Francisco de Assis (NEIMFA), Comunidade do Coque, Recife, PE. Pesquisador e Professor do Núcleo Educação e Espiritualidade do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPE. Doutor em Educação e Mestre em Psicologia Cognitiva, ambos pela Universidade Federal de Pernambuco, possui experiência nas áreas de Educação e Psicologia.
Conteúdo da sanfona
Psicóloga, Supervisora Clínica, Orientadora Vocacional. Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUCSP, Pós-graduada em Orientação Profissional pelo Instituto Sedes Sapientiae. Formação em Psicossíntese pelo CPSP-Centro de Psicossíntese de São Paulo, Formação em Psicologia Transpessoal pela ALUBRAT – Associação Luso-Brasileira de Transpessoal. Bacharel em Psicologia pela Universidade de São Paulo-USP e Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas-PUCCAMP. Voluntária em instituições filantrópicas desde 1988.
Conteúdo da sanfona
Pedagoga, Atriz, Contadora de histórias, Terapeuta especialista em arteterapia Junguiana, Psicologia Transpessoal e Facilitadora de Jornadas de Transformação. É fundadora da companhia Palavras Andantes, que há 17 anos realiza espetáculos e projetos especiais integrando a arte ao campo educacional e terapêutico. Ganhou prêmios realizando projetos com pessoas em situações de adversidade, facilita grupos e círculos terapêuticos além de atendimentos clínicos. Coordena cursos de formação em narração de histórias e ministra cursos e palestras para artistas, educadores e terapeutas. Facilitadora Credenciada do programa A Arte de Viver em Paz, UNIPAZ.
Conteúdo da sanfona
Psicóloga, Graduada em Psicologia (IPUSP,1989), Mestre em Psicologia do Desenvolvimento (IPUSP,1999) e Especialista em Psicologia Transpessoal (ALUBRAT, 2004). Membro da Sociedade Brasileira de Psicooncologia, foi representante desta Associação pela Região Sul e Professora no Programa de Pós-Graduação do EAD da PUCRS, ministrando aulas desta disciplina e orientando alunos em seus trabalhos de conclusão. De 2005 a 2012 foi representante da ALUBRAT em Porto Alegre, RS, coordenando o curso de especialização (Lato sensu) em Psicologia Integrativa Transpessoal. Integra a Comissão internacional da International Transpersonal Association (ITA), é membro fundadora da ATI – Asociación Transpersonal Iberoamericana e atualmente é Vice-Presidente da ALUBRAT.
Conteúdo da sanfona
Filósofo, Teólogo, Educador, Terapeuta, Escritor e Facilitador do Eneagrama para jovens e adultos. Criou a metodologia transformativa Eneagrama Shalom e há 25 anos facilita vivências de crescimento pessoal no Brasil e em Portugal. Cofundador do Instituto Eneagrama Shalom – IESH e Cofundador do FESH – Formação de Facilitadores do Eneagrama Shalom. Autor de vários livros sobre o Eneagrama. Criador e CoFacilitador da Jornada EneaSantiago – o Eneagrama pelo Caminho Português a Santiago de Compostela.
Conteúdo da sanfona
Psicóloga e Educadora Física, Facilitadora de Grupos em Treinamentos Corporativos e Professora em cursos de Pós-graduação nas áreas de Psicologia Transpessoal, Gestão de Pessoas e Tanatologia. Pós-Graduada em Transdisciplinaridade em Saúde, Educação e Desenvolvimento Humano pela UNIPAZ/SP; Pós-Graduada em Psicologia Transpessoal pela Alubrat; Coach com Base Ontológica e Neurobiológica pelo Instituto Appana Mind; Terapeuta do Programa Three In One Concepts®/ Método de Cinesiologia Especializada One Brain® nos Módulos: Tools of the Trade®; Basic One Brain®; Under the Code; Advanced one Brain®; Louder Than Words; Structural Neurology; Relationships in Jeopardy; Especializada em Tanatologia pela Faculdade de Medicina da USP.
Conteúdo da sanfona
Educador, Graduado em Licenciatura em Artes pela UnB, Terapeuta Holístico (CRTH-BR 8107), Constelador Associado à ABC Sistemas – Associação Brasileira de Consteladores Sistêmicos, Pós-Graduado em Abordagem Sistêmica, Pós-graduado em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, Especialista em Psicologia Transpessoa. É integrante do Poente – Formação continuada em Cuidado Integral, Quinta Força em Terapia com Roberto Crema. Membro aspirante do Colégio Internacional dos Terapeutas (CIT), Membro do Colegiado da Universidade Internacional da Paz (UNIPAZ DF), elaborador e pesquisador das Constelações Oníricas – Método Sistêmico de Dreamwork.
Conteúdo da sanfona
Facilitadora e Terapeuta Transpessoal. Especialista em Medicina Chinesa e Medicina Ayurvédica. Diretora da Unipaz Paraná e Facilitadora da Rede Unipaz. Coordenadora do Curso de Formação de Instrutores de Yoga. Facilitadora do Grupo de Mulheres de Reconexão com o Sagrado Feminino e Doula – acompanha mulheres que gestam: projetos, sonhos, filhos. Terapeuta do CIT – Colégio Internacional dos Terapeutas.
Conteúdo da sanfona
Psicólogo, Mestre em Educação – FACED/UFRGS, Doutor em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP; Professor do Curso de Psicologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC e Facilitador da Unipaz; Membro do INTERPSI – Laboratório de Psicologia Anomalística e Processos Psicossociais do IP-USP. Coordenador do GRUPPA – Grupo de Pesquisa em Psicologia Anomalística e Processos Psicossociais da UNESC. Atua nas áreas de Educação, Pesquisa e Clínica com interesse no Diagnóstico Diferencial entre Experiências Anômalas e Espirituais e Transtornos Mentais, na Psicologia Transpessoal, Estados Alterados de Consciência, Psicologia Anomalística e Psicologia Corporal.
Conteúdo da sanfona
Facilitador, Economista, Advogado e Escritor. Mestre em Administração de Empresas pela FEA–USP. Especialização em RH e Administração Financeira na FGV-SP, Gestão Estratégica no INSEAD – European Institute of Business Administration (Fontainebleau, França), Aconselhamento Biográfico certificado pelo Verein Fur Biographiearbeit Auf Grundlage Der Antrhroposophie (Dornach, Suíça) e Especialização Internacional em Constelações Organizacionais na Hoffman Partners. Autor e coautor de livros e artigos, membro do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, do FBN – Family Business Network, do CEF–Creative Education Foundation (Buffalo, USA), da Sociedade Antroposófica Universal (Dornach, Suíça). Fundador e Ex-Presidente do Instituto EcoSocial e sócio fundador da ADIGO – Desenvolvimento Empresarial e Familiar.
Conteúdo da sanfona
Pesquisadora do Imaginário Simbólico e Facilitadora de Jornadas Simbólicas Profundas. Mestranda em Pensamento Complexo (MMREM – México). Especialista em Psicologia Transpessoal (UNIPAZ São Paulo) e em Arteterapia. Certificada como Facilitadora de Pintura Espontânea (The Organization for the Arts & Whole Brain Learning – NY) e em Mandala Terapêutica. Certificada em MARI (Mandala Assessment Research Instrument). Desenvolve Jornadas criativas e afetivas, individuais e coletivas, que favorecem a experiência interior e desvelam novos sentidos através das imagens que emergem de forma livre e espontânea.
Conteúdo da sanfona
Psicóloga, Educadora, é Vice-reitora da UNIPAZ. Mestre em Psicologia, com 30 anos de experiência na área clínica. Co-Fundadora da UNIPAZ, onde atua há 30 anos, como Facilitadora de Seminários e Palestras. Participou da equipe que planejou o curso da Formação Holística de Base (FHB). Especializações com Dr. Pierre Weil (Psicologia Transpessoal) e Dr. John Pierrakos (Core Energetics). Criadora da Metodologia do Cuidado Integral: O Corpo, Texto Sagrado. Membro da Coordenação do Colégio Internacional dos Terapeutas (CIT). Escritora, Jardineira, Artesã de patchwork, Atriz, Bordadeira, Remadora e Aprendiz da Arte de Viver a Vida.
Conteúdo da sanfona
Psicólogo, Psicoterapeuta, Educador, Mestre em Neurociências e Comportamento pela USP. Pós-graduação em Transdisciplinaridade, Psicologia Transpessoal e Psicologia da Saúde. Coordenador da Pós-graduação em Psicologia Transpessoal em São Paulo. Conselheiro da Alubrat-Brasil e da Unipaz-SP. Membro fundador do Neper – Núcleo de Estudos em Problemas Espirituais e Religiosos, no HCFMUSP e Membro Didata do INTVP, Facilitador do Programas A Arte de Viver a Vida de Pierre Weil, UNIPAZ.
Conteúdo da sanfona
Psicólogo, Antropólogo, Escritor, Cofundador e Reitor da UNIPAZ. Mestre em Ciências Humanas e Sociais pela Université Paris XIII, onde desenvolveu Projeto de Pesquisa sobre a Formação Holística de Base da UNIPAZ e a sua possível convergência com a Abordagem Biográfica. Como Psicólogo e Antropólogo, possue formação em diversas Abordagens Humanísticas e Transpessoais, criador do enfoque Síntese Transacional – uma Ecologia do Ser, na perspectiva de uma Quinta Força em Terapia. É também Conferencista Internacional e Docente.
Conteúdo da sanfona
Psicólogo e Bacharel em Psicologia formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Mestre e Doutor em Educação e Pós Doutorado em Descolonização da Psicologia Transpessoal Brasileira pela mesma instituição. Coordenador do Núcleo Educacional Irmãos Menores de Francisco de Assis (NEIMFA) na comunidade do Coque/Recife. Sócio fundador e Diretor da Associação Pernambucana de Psicologia Transpessoal (APPT). Coordenador da Comissão Científica da Associação Brasileira para o Ensino e Pesquisa em Psicologia Transpessoal (ABRAPET).
Conteúdo da sanfona
Psicóloga, com especialização em Winnicott e Psicologia Transpessoal pela Unipaz. É Pós -graduada em Psicoterapia Breve e iniciada em Filosofia Clássica pela Nova Acrópole. Tem formação em Yoga pelo Iepy e é instrutora de Mindfulness pelo núcleo Mente Aberta (Unifesp). Atua como Psicoterapeuta, Supervisora de Terapeutas e Psicólogos na abordagem Transpessoal. É facilitadora de grupos de meditação e membro da Roda de Escuta da Unipaz SP. Pós-graduação em Gestão de Pessoas pelo Mackenzie.

INVESTIMENTO

  • Inscrição: R$ 206,00
  • Mensalidade:
  • Opção 1 – 21 parcelas de R$ 800,00.
  • Opção 2 – 25 parcelas de R$ 672,00.

CERTIFICAÇÃO

Modalidade Especialização expedido após cumprimento dos pré-requisitos, a entrega e a aprovação do TCC.

INSCRIÇÃO

  • Etapa 1 – Conhecendo a proposta do curso:
    Ficha de inscrição preenchida
    Preparação do Inventário
    Entrevista

  • Etapa 2 – Efetivação da matrícula:
    1 cópia do RG, CPF e comprovante de residência (digitalizados)
    1 foto digital 3 x 4
    1 cópia autenticada do histórico escolar
    1 cópia autenticada do diploma de graduação

    * A seleção dos acadêmicos será realizada pela análise da ficha de inscrição preenchida e entrevista pessoal.

     

DEPOIMENTOS

plugins premium WordPress