Unipaz São Paulo

Pesquisar
Close this search box.

Uma formação que considera o Tarô como um instrumento terapêutico em função da sua linguagem simbólica do campo do imaginal, fato que pode facilitar a compreensão de tendências e ampliar reflexões capazes de potencializar processos de desenvolvimento pessoal e de grupo.

O conteúdo foi preparado tanto para quem deseja utilizar o Tarô como ferramenta de desenvolvimento pessoal como para quem pretende atuar como facilitador de processos de transformação em vivências grupais ou em setting terapêutico.

O formato das aulas proporciona, além da teoria e da prática, uma mentoria personalizada para orientar e apoiar o futuro facilitador em sua prática, desde o início do curso.

O Tarô utilizado na formação

Tarô de Thot, ou Tarô de Crowley que é um sistema de análise vibracional arquetípica, composto por 78 lâminas de tarô projetadas por Aleister Crowley e ilustradas por Lady Frieda Harris. Utilizado como instrumento para o Desenvolvimento Pessoal, por meio da abordagem de Autoconhecimento, o Tarô de Crowley pode orientar o processo decisório de pessoas, empresas ou relacionamentos.

O que você vai aprender

Compreender a linguagem simbólica do Tarô; Prática “mão na massa” de leituras de Tarô;
Um vasto acervo de métodos e jogadas de Tarô;
Orientações sobre como escolher os métodos que mais combinam com você; Desenvolvimento profissional para facilitação de processos com o Tarô Superar desafios e dilemas para potencializar atendimentos com o Tarô

Onde e como posso atuar com a Abordagem do Tarô

  • Facilitador de processos de desenvolvimento pessoal ou de grupos com a abordagem do Tarô;
  • Mobilizador e impulsionador de grupos de diálogos ou processos decisórios;
  • Atendimentos como Tarólogo para aprimoramento terapêutico e aconselhamentos;
  • Consultor em reuniões de planejamentos para apoiar, a partir de um olhar integral, a tomada de decisões.

Benefícios

  • 28 aulas introdutórias gravadas na plataforma com acesso disponível por 12 meses para aprofundamento do estudo;
  • Compreensão dos fundamentos do Tarô, com suas bases conceituais e propostas de práticas;
  • Aprender o Tarô experienciando em seu próprio processo de desenvolvimento pessoal;
  • Potencializar seus atendimentos com a abordagem do Tarô preparada para aplicação em setting terapêutico, e
  • Aprimorar sua prática terapêutica e de aconselhamento.

Como funciona

A formação contempla três jornadas, 11 ciclos (Cursos), com uma proposta interativa, tanto nos processos on-line, quanto presenciais. Os participantes terão a oportunidade de compreender os conceitos e metodologias do uso do tarô como instrumento de autoconhecimento, bem como vivenciá-los em todos os encontros disponibilizados.

Cada ciclo poderá ser realizado individualmente, desde que sejam cumpridos os pré-requisitos para cada jornada formativa, e o participante será certificado na modalidade “APRIMORAMENTO PESSOAL pela UNIPAZ/SP”.

Ao final da formação de 11 ciclos, o participante será certificado como um FACILITADOR DE TARÔ pela UNIPAZ/SP.

As Jornadas:

1- Introdução ao Tarô: Jornada EAD

É composta por 28 aulas 100% gravadas, totalizando 5 horas, voltada para quem quer ter uma visão geral do Tarô, além de ser pré-requisito para a matrícula para os cursos da Preparação do Facilitador: Jornada Virtual ao Vivo e Vivências Presenciais com o Tarô: Jornada de Aprofundamento.

As aulas gravadas preparam o (a) Aprendiz com o seguinte conteúdo programático:

  • Módulo Bases conceituais do Tarô, as abordagens e o método utilizado pelo Facilitador: 1 aula de 08 minutos;
  • Módulo Bases Arquetípicas que detalha cada um dos 22 arquétipos (arcanos maiores): 22 aulas totalizando 4h23min;
  • Módulo Bases das Motivações e Ações que detalha as 16 perspectivas da realeza: 1 aula de 26 minutos, e
  • Módulo Bases dos Níveis e Funções Psíquicas detalhando as 40 perspectivas Cotidianas com os arcanos menores: 04 aulas

2- Preparação do Facilitador: Jornada Virtual ao Vivo

São 5 ciclos (cursos) 100% Virtuais ao Vivo, que aprofundam os conceitos apresentados nas aulas da Jornada EAD Introdutória. O aprendiz poderá iniciar por qualquer dos 5 ciclos, desde que tenha completado a Introdução ao Tarô: Jornada EAD.

Esta Jornada Virtual ao vivo contempla os seguintes ciclos formativos:

  • Arquétipos e o Tarô: composto por 6 encontros virtuais e ao vivo, totalizando 18 horas, mergulha nos conceitos arquetípicos dos 22 arcanos maiores do tarô, suas correlações e aplicações práticas.
  • Ciclo das Motivações: um curso de 5 encontros, totalizando 15 horas, onde são detalhadas as 16 lâminas da Corte, como elas descrevem e integram as motivações humanas e seu potencial de ação na vida.
  • Ciclo dos Níveis: em um curso de 6 encontros, totalizando 18 horas, são detalhadas a relação das 40 lâminas dos Arcanos Menores Numerados com o cotidiano, com o dia a dia, a partir do olhar das 4 funções psíquicas de Jung.
  • Ciclo das Relações:  um curso de 3 Encontros, totalizando 9 horas de diálogos e práticas mediadas pelo Tarô.
  • Ciclo da Facilitação: em 3 encontros virtuais práticos, totalizando 9 horas com experiências individuais e de grupo, a prática de atendimento de autoconhecimento, no setting terapêutico, e de aconselhamento.

3- Vivências Presenciais com o Tarô: Jornada de Aprofundamento

Neste momento inicia-se um conjunto de cursos 100% presenciais, voltados ao aprofundamento dos conhecimentos da condição humana sob a luz dos arquétipos do Tarô, por meio de outras artes do autoconhecimento. Esta jornada de vivências presenciais contempla os seguintes cursos formativos:

  • Ciclo Aprofundamento: um dia de experiências terapêuticas com o Tarô em um encontro presencial para aprofundar a prática com partilhas, questionamentos e meditação, onde a vivência com as lâminas é intensa e plural.
  • O Tarô & a Pintura Espontânea: vivência de final de semana presencial de pintura espontânea inspiradas nos arcanos maiores do Tarô.
  • O Tarô & a Contação de Histórias: ao longo de um final de semana, a experiência de contação de histórias inspiradas nas perspectivas do Tarô, promove um processo leve de autoconhecimento e crescimento.
  • Jornada 2024: uma jornada de experiências iniciáticas pelo mundo a ser realizada em 2024 com a inspiração dos elementos arquetípicos do Tarô.

Para Quem se Destina

Para os que desejam conhecer e se aprofundar nos conhecimentos teóricos do Tarô e diversificar seu repertório de atuação:

– Área Clínica: Cuidadores, Psicólogos, Psiquiatras, Médicos, Enfermeiros, entre outros.

– Área Aconselhamento: Coaches, Mentores, entre outros.

– Pessoas interessadas em, a partir de uma abordagem arquetípica do Tarô, potencializar seu crescimento pessoal.

Pré-requisito para cada Jornada:

Introdução ao Tarô: Jornada EAD: disponibilidade para aprofundar seu autoconhecimento e aprender ou aprimorar sua compreensão da ferramenta do Tarô como instrumento de promoção do autoconhecimento.

Preparação do Facilitador: Jornada Virtual ao Vivo: ter estudado toda a Jornada EAD Introdutória, bem como o Tarô de Thot (Aleister Crowley).

Vivências Presenciais com o Tarô: Jornada de Aprofundamento: ter estudado toda a Jornada EAD Introdutória, o Tarô de Thot e disponibilidade para o autoconhecimento.

Investimento

O investimento é informado no lançamento de cada etapa disponível na agenda de cursos.

Certificado

Os certificados serão emitidos de acordo com a presença e aproveitamento de no mínimo 75% em cada Jornada na modalidade: aprimoramento pessoal ou capacitação em facilitador de tarô pela UNIPAZ/SP.

FACILITADOR

Cesar Caminha

Terapeuta Transpessoal, Economista, Designer de Estratégias e Diretor Executivo da UNIPAZ São Paulo, tem desenvolvido atividades voltadas para o desenvolvimento humano desde 1994 quando trabalhava na Caixa Econômica Federal e depois na Amana-Key, focando na formação de lideranças empresariais.​ Mais recentemente, tem trabalhado em projetos de Planejamento Estratégico Situacional para governos, iniciativa privada e organizações sociais.

Em 1997 fez sua formação na cidade de Brasília em Tarô de Autoconhecimento – Thot Tarô (Crowley) com o mestre Veet Vivarta. A partir deste momento,  passou a utilizar o Tarô como instrumento de esclarecimento de questões de alma para si e para atendimentos.

Em 2017, inicia sua jornada como facilitador no processo de formação de pessoas e profissionais que utilizam o Tarô como um instrumento de autoconhecimento e apoio à tomada de decisões, já tendo realizado 8 formações em São Paulo, Florianópolis e Goiânia.

Em 2018 inicia sua formação em Psicologia Transpessoal, quando integra sua experiência e conhecimento do Tarô ao processo transpessoal de suporte terapêutico.

Desde 2020 tem realizado os cursos e formado Facilitadores de Tarô: transformação pessoal e apoio no setting terapêutico pelo HUBe da UNIPAZ São Paulo de maneira EAD, virtual ao vivo, com Encontros gravados e Encontros presenciais.

plugins premium WordPress